Nos dias 26 e 27 deste mês, a Universidade Federalista Fluminense (UFF), localizada em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, será palco da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fará a rombo solene da conferência, no dia 26, às 17h, na Sala Nelson Pereira dos Santos.
O evento objetiva declamar o sistema estadual de CT&I em torno de debates que influenciam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação, com enfoque no atendimento das necessidades sociais, ambientais e econômicas, principalmente no contexto do estado do Rio de Janeiro. Nove eixos nortearão os debates: inovação pelo oceano, tecnologias de inferior carbono e transição energética, informação, violência, cidade/metrópole, ciência básica, multíplice econômico industrial de saúde, divulgação científica e neoindustrialismo/segurança nutrir.
Segundo informou a UFF, por meio de sua assessoria de prensa, a conferência é organizada pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Instauração de Arrimo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Associação Mercantil do Rio de Janeiro (ACRJ), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instauração Oswaldo Cruz (Fiocruz), Núcleo Brasílico de Pesquisas Físicas (CBPF), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de representantes de universidades localizadas no estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa se insere no contexto da 5ª Conferência Vernáculo de CT&I (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, no mês de junho, tal qual tema é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A programação completa pode ser acessada no endereço do site.