Com base em uma declaração do prefeito Mano Medeiros (PL), na noite de ontem (2), quando, durante ato no bairro de Vila Rica, deu a entender que teve acesso aos dados antes mesmo da publicação do resultado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou em favor do pedido de liminar impetrado pela Frente Popular do Jaboatão dos Guararapes para suspender uma pesquisa realizada pelo Instituto Inova, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº 05835/2024.
Representada pelo candidato Elias Gomes (PT), a Frente Popular do Jaboatão dos Guararapes apresentou ação na manhã desta terça-feira (3) com base nas falas do atual prefeito e candidato à reeleição. “Estão inventando umas pesquisas por aí, mas na quarta-feira (4) tem uma ‘bombada’ aí. Vai dar tudo certo. Não vamos cair na mentira, na enganação […]”, disse Mano em um vídeo divulgado no Instagram.
Diante da possibilidade de fraude e manipulação de dados, o Ministério Público Eleitoral então requereu à Justiça Eleitoral a impugnação da pesquisa.
“Assim sendo, diante a plausibilidade do que se alega e o perigo de dano gerado pela divulgação de referida pesquisa, haja vista a expectativa de que a pesquisa reforce uma narrativa favorável à candidatura daquele candidato, podendo gerar desequilíbrio no pleito eleitoral, vem o MPE, nos termos do artigo 300 do CPC [Código de Processo Civil], manifestar-se pelo deferimento da liminar pretendida, para que seja determinada a suspensão da pesquisa impugnada”.
Confira o processo aqui: proc. nº 0600591-57.2024.6.17.0011