O controle de 19 das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados foi definido nesta quarta-feira (6). O colegiado é responsável por investigar as propostas protocoladas na Mansão, muito porquê realizar debates relativos ao seu objeto. A definição do comando das demais 11 comissões deve ocorrer na próxima semana.
Os ocupantes dos demais cargos da mesa da percentagem – 1ª, 2ª e 3ª vice-presidência – devem ser eleitos também na próxima semana.
A Percentagem de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), considerado o colegiado mais importante da Mansão, que analisa os aspectos constitucional, lítico, jurídico e regimental, será comandada pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), que teve 49 votos favoráveis e nove em branco.
A Percentagem de Trabalho ficará com o deputado Lucas Ramos (PSB-PE). Criada no ano pretérito, a partir do desdobramento de outra percentagem, o colegiado tem por atribuição investigar e debater a legislação relacionada à política salarial, regulamentação das profissões, segurança e medicina do trabalho, políticas de ofício e de aprendizagem, recta de greve, sindicalismo e Justiça do Trabalho.
Comissões
O deputado Pedro Aihara (PRD-MG) foi eleito presidente da Percentagem de Resguardo dos Direitos Pessoa Idosa; o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) comandará a Percentagem de Legislação Participativa; a Percentagem de Previdência, Assistência Social, Puerícia, Juventude e Família ficará sob o comando do Pastor Eurico (PL-PE); a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) comandará a Percentagem de Direitos Humanos; o deputado Aliel Machado (PV-PR) foi eleito presidente da Percentagem de Cultura; a Percentagem de Ensino será presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG); o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) foi eleito presidente da Percentagem de Resguardo dos Direitos das Pessoas com Deficiência; a Percentagem de Resguardo do Consumidor será presidida pelo deputado Fabio Schiochet (União-SC); o deputado Alberto Fraguedo (PL-DF) foi eleito presidente da Percentagem de Segurança Pública; a Percentagem de Esporte será comandada pelo deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP); a Percentagem de Indústria e Negócio terá porquê presidente o deputado Josenildo (PDT-AP); o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) foi eleito presidente da Percentagem de Relações Exteriores; o deputado Danilo Possante (União-CE) foi eleito presidente da Percentagem de Desenvolvimento Econômico; a Percentagem de Saúde será comandada pelo deputado Dr. Francisco (PT-PI); o deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) foi eleito presidente da Percentagem de Finanças e Tributação; a Percentagem de Viação e Transportes será comandada pelo deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG); e o deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) foi eleito presidente da Percentagem de Cultivação.
As comissões de Turismo; Minas e Robustez; e de Resguardo dos Direitos da Mulher foram instaladas, mas tiveram as eleições para a definição da presidência adiada. A Percentagem de Resguardo da Mulher marcou para a próxima quarta-feira (13) a eleição para a presidência. Os demais ainda não tem data definida.
Também ficaram para a semana que vem as eleições das seguintes das comissões de Desenvolvimento Urbano; Integração Vernáculo e Desenvolvimento Regional; Fiscalização Financeira e Controle; Meio Envolvente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Notícia; e Governo e Serviço Público.
Ouça na Radioagência Vernáculo: