Terminam nesta sexta-feira (1º) as inscrições para o examinação de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras. Os interessados têm até 1º de março para se inscrever por meio do Sistema Celpe-Bras. As provas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de abril em postos no Brasil e no exterior.
No momento da matrícula, o participante deve indicar o país e o posto em que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de matrícula e indicar sua data de promanação. Outrossim, também deve fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do examinação devem fazer a solicitação no ato da matrícula. É necessário enviar documentação comprobatória que justifique a premência.
O Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, facciosismo, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção e transtorno do espectro autista.
Também podem ser contemplados idosos, gestantes, lactantes e pessoas com outras condições específicas. O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgado no dia 8 de março, por meio do sistema do examinação.
Porquê é o examinação
O Celpe-Bras é o procedimento brasiliano solene para conferir proficiência em português porquê língua estrangeira. As provas são realizadas nos seguintes postos aplicadores: instituições de instrução superior, representações diplomáticas, missões consulares e centros e institutos culturais, além de instituições interessadas na promoção e na divulgação da língua portuguesa.
Segundo o Inep, o examinação é aceito porquê comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa por instituições de instrução superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, muito porquê para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.