A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quarta-feira (17), em Brasília, que uma rede coordenada pela Secretaria Vernáculo de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, vai atuar para prometer a lisura do Concurso Público Vernáculo Unificado, popularmente chamado de Enem dos Concursos.
Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, produzido pelo Via Gov, da Empresa Brasil de Notícia (EBC), ela destacou que a rede inclui a Polícia Federalista, a Polícia Rodoviária Federalista e a Dependência Brasileira de Lucidez (Abin), além das forças de segurança dos estados: polícia militar, polícia social, bombeiros e Resguardo Social.
“Todo mundo vai atuar junto para prometer totalidade lisura na realização da prova, evitar qualquer tipo de fraude ou qualquer tipo de coisa que possa ameaçar o concurso”, disse.
Paridade de condições
“Com isso, a gente vai conseguir uma paridade de condições para toda a população brasileira que quiser se inscrever no concurso possa realizar essa prova da maneira mais fácil provável e com toda a segurança e lisura no processo para não ter nenhum tipo de questionamento e de problema”, observou.
A ministra citou ainda que a experiência do governo federalista com a realização de diversas edições do Examinação Vernáculo do Ensino Médio (Enem) contribuiu para o planejamento e a realização do concurso em um prazo de murado de seis meses entre a decisão e a emprego das provas.
“O Enem realmente foi uma grande escola para aprender a fazer provas nessa dimensão. Toda a expertise do Enem está sendo aplicada agora também no Concurso Público Vernáculo Unificado, que é o nosso Enem dos concursos, uma vez que o pessoal gosta de invocar”, finalizou.