Os interessados em participar do processo seletivo da Ilum Escola de Ciência, ligada ao Meio Pátrio de Pesquisa em Robustez e Materiais (CNPEM), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), têm até o dia 20 de dezembro para fazer a matrícula. A Ilum oferece o curso gratuito de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com duração de 3 anos em período integral, em Campinas, no interno de São Paulo. Das 40 vagas oferecidas, 50% são destinadas a alunos de escolas públicas.
Os aprovados contam com moradia, alimento, transporte, curso de inglês e um laptop equipado com os softwares essenciais para as atividades acadêmicas. “A Ilum ainda garante a passagem do estudante para o início do curso de graduação, eliminando barreiras geográficas e proporcionando paridade de entrada a todos os futuros cientistas”,informa a instituição.
O processo de seleção passa por três etapas: a matrícula e revelação de interesse, a verificação das notas do Examinação Pátrio do Ensino Médio (Enem) e a entrevista individual online.
Na tempo da matrícula, os candidatos devem preencher o formulário com dados pessoais e responder a perguntas sobre vida estudantil, atividades extracurriculares no ensino médio, interesse em ciência e tecnologia e expectativas em relação ao curso. A nota do Enem é acessada pela escola em fevereiro, por meio do CPF dos inscritos, e os 100 mais muito avaliados passam para terceira tempo, a de entrevista online.
Estrutura
Os alunos da Ilum têm entrada a laboratórios equipados com tecnologia de ponta e, desde o início do curso, frequentam os laboratórios do CNPEM, entre eles o acelerador de partículas Sirius, maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.
Segundo o diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, “os alunos da Ilum têm entrada a uma formação interdisciplinar diferenciada pelo convívio com a maior infraestrutura de pesquisa brasileira e um protótipo de estágio inovador fundamentado em técnicas de ensino ativo e em projetos ligados a temas atuais na fronteira do conhecimento”.