O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado (16), da assinatura do contrato de início de obras do empreendimento Despensa do Povo, em Itaquera, zona leste paulistana.
As moradias serão destinadas a famílias sem teto que, em 2014, participaram da ocupação que ficou conhecida porquê Despensa do Povo. As residências serão construídas por meio do programa Minha Mansão, Minha Vida – Entidades, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores sem teto (MTST).
Inicialmente, serão construídas 650 moradias. O governo federalista investirá R$ 453 milhões no empreendimento, sendo que R$ 33 milhões foram usados para comprar o terreno. De concórdia com Lula, também serão feitos aportes do governo estadual e da prefeitura de São Paulo.
O projeto prevê a construção de prédios de 12 andares, com elevadores e apartamentos de 68 metros quadrados com varanda.
Além do termo assinado hoje, há previsão de construção de mais 2 milénio moradias no lugar, atendendo a todas as famílias que participam da ocupação.
Também participaram da cerimônia os ministros da Quinta, Fernando Haddad, das Cidades, Jader Barbalho Rebento, e o deputado federalista Guilherme Boulos (PSOL-SP), liderança do MTST à estação do movimento de ocupação.