O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Instrução, Camilo Santana, anunciaram nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, o credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) uma vez que instituição de ensino superior e a autorização para o início das atividades do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do instituto.
Gratuito, o IMPA Tech tem uma vez que objetivo capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. Localizado no Porto Maravalley – hub de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio na zona portuária da cidade, a graduação vai dividir um galpão de 10 milénio m² com startups e empresas de tecnologia.O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Impa Tech, que começa em 2024, vai atender até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões, e 400 estudantes, ao final de quatro anos, ao dispêndio anual de R$ 55,9 milhões. Os recursos do governo federalista serão transferidos ao Impa pelos ministérios da Instrução e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os alunos terão ainda moradia, oferecida pela prefeitura do RIo, e base financeiro.
“O Brasil sempre tratou o investimento em ensino uma vez que gasto. E quando você coloca a ensino uma vez que gasto, e você vai fazer um orçamento, sempre tem alguém que fala que está gastando demais. E quando você fala está gastando demais, você começa a trinchar. Trinchar na ensino significa diminuir a qualidade, paga menos salários, contrata menos professores e o ensino é de pior qualidade”, disse Lula.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a matemática é transversal e perpassa todas as áreas de conhecimento. “A matemática vai ser aplicada, ela vai se realizar em inovação. Esse é o grande duelo de todos que no dia de hoje fazem o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no nosso país”.
“O Impa Tech é uma parceria do Impa com o governo federalista e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Vamos produzir uma graduação que abra mais caminhos para esses jovens ao final do ensino médio. Uma graduação gratuita que vai selecionar estudantes entre os ganhadores das olimpíadas de modo a trazer os jovens mais talentosos de todo o país e que vai chegar a estudantes desfavorecidos”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do Impa.
Processo Seletivo
Para 2024, o concurso usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no Examinação Pátrio do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas até 80 vagas para alunos medalhistas do nível 3 (premiação vernáculo) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo Impa; do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); das modalidades A ou B da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ); dos níveis 2 ou 3 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF); e da modalidade programação nos níveis 1 ou 2 (Ensino Médio) da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). De negócio com o edital, cada medalha garantirá uma pontuação dissemelhante no processo de seleção do IMPA Tech.
Processo seletivo leva em conta desempenho no Enem e em olimpíadas de conhecimento – Ricardo Stuckert/PR
Outras 20 vagas serão disponibilizadas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no Enem.
As inscrições para a graduação devem ser feitas no site impatech.impa.br até 28 de dezembro.
Sobre o Impa
O instituto é um núcleo de pesquisa e pós-graduação em matemática de renome internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. Também é o organizador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes. Com a graduação, o Impa se consolida uma vez que instituição de ensino superior de superioridade, disseminando a matemática e formando profissionais de saliente nível acadêmico.