O governo de Pernambuco continua fortalecendo sua política habitacional no estado, buscando proporcionar a realização do sonho da moradia própria a um número crescente de pernambucanos. Na última quarta-feira (22), o governo federalista anunciou a seleção do programa Minha Vivenda, Minha Vida Fundo de Arrendamento Residencial (MCMV-FAR), e o estado contribuiu para aumentar a oferta de unidades habitacionais ao ceder 19 terrenos para entidades aprovadas no programa federalista. Com o suporte da gestão estadual, o MCMV-FAR disponibilizará 10.130 unidades habitacionais em Pernambuco.
Em junho deste ano, o governo federalista publicou a portaria (MCID 727) com a proposta de erigir 6.325 moradias no estado por meio do MCMV-FAR. O governo de Pernambuco doou os terrenos, gerando economia nos recursos que seriam destinados pela União à compra de áreas de construção. Dessa forma, houve uma alocação suplementar de recursos no MCMV-FAR, resultando na construção de mais 3.805 unidades habitacionais.
“A política de habitação é uma prioridade do nosso governo, e é com muita satisfação que apresentamos resultados. Avançamos na proposta inicial do governo federalista e ultrapassamos dez milénio moradias financiadas no Minha Vivenda, Minha Vida FAR. Junto com a retomada e desfecho de obras inacabadas e o Ingresso Garantida, que já é um programa premiado e pioneiro no Nordeste, o Morar Muito vem se consolidando uma vez que uma esperança verdadeira para proporcionar honra a tantas famílias”
explica a governadora Raquel Lyra.
O programa Minha Vivenda, Minha Vida FAR conta com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Nessa modalidade, o governo federalista recebe propostas de empresas da construção social e entidades públicas, uma vez que prefeituras e estados, para a construção de habitações que serão financiadas com recursos do FAR, que possui uma taxa de juros mais baixa. No MCMV-FAR, aqueles que recebem Bolsa Família ou BPC não precisam remunerar prestações de imóveis e podem ter recta a uma moradia sem custos.