O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram a sós, na manhã desta sexta-feira (9), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro ocorreu no contexto de uma animosidade do presidente da Câmara com integrantes do governo federalista, o que poderia impactar o curso da agenda de interesse do governo no Congresso Vernáculo. Depois o encontro, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse a jornalistas que a reunião entre os chefes de poderes surtiu efeito.
“O presidente Lula nos relatou que a reunião foi muito positiva”, disse o ministro, que não participou do encontro. Padilha é tido uma vez que principal cândido das queixas de Lira por conta de acordos políticos que não estariam sendo cumpridos.
Em exposição na franqueza do ano legislativo, esta semana, Arthur Lira afirmou que não ficará inerte levante ano em razão das eleições municipais e supostas disputas políticas entre os poderes. Lira cobrou ainda que o governo federalista cumpra acordos firmados com os deputados federais uma vez que contrapartida à aprovação de pautas consideradas prioritárias. O exposição foi lido uma vez que recado crítico sobre a relação política com o Poder Executivo.
Apesar disso, Padilha demonstrou otimismo depois a conversa entre Lula e Lira. “Teremos um envolvente positivo tanto no Senado quanto na Câmara”, assegurou.
Segundo ele, a tarifa prioritária do governo no Congresso é a regulamentação da reforma tributária e o estabilidade das contas públicas. Outrossim, Padilha disse que temas uma vez que ampliação de crédito para micro e pequenas empresas, investimento em logística, transição ecológica e a mudança no Novo Ensino Médio também serão destaques.
O ministro da pronunciação política do governo federalista evitou comentar sobre sua relação com Lira e reafirmou o papel de diálogo institucional que os poderes devem ter.
“A questão meão é o governo tem diálogo, o governo nunca rompeu qualquer diálogo e nunca romperá”, disse.
Reunião com líderes
Padilha deu entrevista ao lado do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e anunciou que o presidente Lula se reunirá com todos os líderes da base de governo depois retornar de uma viagem internacional que fará na próxima semana para o Egito e Etiópia, para seguir estreitando laços com o continente africano.