O Ministério da Instrução (MEC) divulgou, na tarde desta quarta-feira (31), o resultado definitivo dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A divulgação estava prevista para terça-feira (30), mas foi adiada, devido a problemas técnicos. As informações podem ser consultadas no Portal Único de Entrada ao Ensino Superior do Sisu.
De contrato com o MEC, o processo seletivo de 2024 do Sisu recebeu 1.271.301 de inscrições, o que corresponde a 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175). Essa foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos.
Nesta edição, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de ensino superior, que aderiram ao programa.
Do totalidade de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que trata do entrada à ensino superior de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de pessoas com deficiência, muito porquê daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Matrículas
Quem for selecionado na primeira chamada do Sisu deve fazer matrícula ou registro acadêmico na instituição no período de 1º a 7 de fevereiro, no mesmo Portal Único de entrada ao sistema.
O MEC alerta que é de responsabilidade do candidato observar os procedimentos e a documentação necessários para matrícula, muito porquê se constatar para os dias, horários e locais de atendimento definidos em edital próprio, de cada instituição.
O edital prevê também que a universidade ou faculdade deve oferecer entrada gratuito à internet para a letreiro, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição.
E não podem ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo, pelas instituições de ensino.
Lista de espera
Quem não for selecionado nesta lanço, pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, a partir desta quarta-feira (31) até 7 de fevereiro.
A participação na lista de espera também ocorre na página do Sisu no portal Entrada Único.
Em 2024, houve somente uma lanço de letreiro. Com isso, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano, pelas instituições públicas de ensino superior participantes, para preencher as vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
De contrato com o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.
Sisu
Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).