O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje (19) do lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aviação (ITA), na capital cearense, Fortaleza. O instituto será consolado nas instalações da Base Aérea de Fortaleza. O primeiro vestibular será realizando ainda oriente ano e deverá selecionar 50 alunos. Serão 25 vagas para os cursos de Engenharia de Força e Engenharia de Sistemas.
“O papel do estado é prometer, para todas as pessoas, paridade de oportunidades. A chance de disputar a mesma coisa em paridade de condições” disse o presidente. “A única coisa que quero é que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros estados mais ricos do país. E a instrução é fundamental”, emendou.
Durante a cerimônia, Lula disse ainda que vai trabalhar até o final do procuração para “resolver o problema da instrução no Brasil” ou “pelo menos solidificar o processo de instrução no país.”
“Vamos lançar mais 100 institutos federais no país para que a gente mostre ao mundo que a gente gosta de exportar, soja, milho, mesocarpo, avião, qualquer resultado. Mas a gente agora quer principiar a exportar conhecimento, lucidez brasileira”, afirmou. “O salário do professor é pequeno. Mas o negócio é que a função de professor é muito superior. O piso ainda é reles. Estamos tentando restaurar a economia desse país e quando a gente restaurar a gente vai tratar da instrução com mais carinho e uma das coisas é tratar da remuneração do professor brasílio”, disse Lula.
Segundo o ministro da Ensino, Camilo Santana, os cursos dialogam da novidade unidade do ITA com o potencial da Região Nordeste na geração de energias renováveis.
O Nordeste brasílio é um grande produtor de energias renováveis no país, de vontade solar e eólica,” justificou. “O ITA do Ceará terá a mesma vantagem do de São Paulo. E em breve vai ser lançado o concurso para os futuros professores do ITA do Ceará”, acrescentou.
O governador do Ceará, Elmano Freitas, disse que a instalação do ITA no estado é um marco para a pesquisa e para o desenvolvimento do estado do Ceará. O governador anunciou a implementação de um curso preparatório para os alunos da rede pública estadual direcionado ao vestibular do ITA.
“Para que possamos selecionar os nossos jovens, desde o ensino fundamental, para que os jovens da escola pública também possam ingressar no ITA, em São José dos Campos ou no Ceará”, disse.
A única unidade do ITA, até o momento, está em São José dos Campos, em São Paulo. A instituição, ligada à Força Aérea Brasileira (FAB) é uma referência em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da engenharia e tecnologia, principalmente no setor aeroespacial.
O ITA considerado uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. A instituição oferece os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aviação, Engenharia Social-Aviação, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aviação, além de cursos de pós-graduação.
Inicialmente os alunos serão acolhidos no ITA de São José dos Campos, já em 2025. A previsão é que as obras estejam concluídas para que as turmas já tenham início, em Fortaleza, em 2027.
“A ciência não é alguma coisa distante, que seja inalcançável. Pelo contrário, é trabalho de qualidade, gera riqueza, muda a vida das pessoas. É estruturante para o país”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “[O ITA] é uma referência de ensino em engenharia que não mais precisará que o nordestino se desloque para São Paulo, para ter ensino em engenharia com formação técnica de qualidade”, completou.
O campus deve aproveitar espaços já existentes na Base Aérea, porquê as salas de lição, auditórios, alojamentos, refeitório, ginásios e estruturas de saúde. O governo federalista assinou um convênio repassando R$ 50 milhões para a adequação das instalações da base aérea e a construção de laboratórios.
O ministro da Resguardo, José Múcio, disse que a decisão de levar o instituto também está relacionada ao veste de que, do totalidade de alunos que ingressam no ITA, muro de 40% são do estado do Ceará.
“O critério foi o Ceará e somente o Ceará, porque o estado se credenciou. Todos os governadores tiveram porquê mantra não pensar somente nas próximas eleições, mas nas próximas gerações. Mais de 44% dos aprovados no ITA são de escolas do Ceará”, disse.