Pesquisa inédita encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Quadro do Consumo de Livros aponta que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. Outrossim, 69% dos consumidores adquiriram entre um a cinco livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.
O estudo procura identificar o perfil e hábitos dos compradores de livros no Brasil e ouviu 16 milénio pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. Os dados indicam que 16% da população brasileira supra de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro nos últimos 12 meses.
As principais razões apontadas para a compra de um livro são o prolongamento pessoal e o lazer. Em relação às atividades de lazer, além da leitura, redes sociais (50,8%) e serviços de streaming (44,3%) foram os preferidos.
“A pesquisa Quadro do Consumo de Livros foi pensada para traçar um perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil. As informações sobre os hábitos de consumo, preferências e comportamentos dos brasileiros mostram a prestígio da realização de ações efetivas de fomento à leitura. O Brasil precisa de uma política séria e eficiente de formação de leitores e fortalecimento do livro”, afirmou, em nota, Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro.
Quanto aos hábitos de compra, 55% dos consumidores de livros preferem fazer suas aquisições online, atraídos pelas ofertas e pela conveniência deste via. Por outro lado, 40% dos consumidores ainda optam pela compra presencial, valorizando a experiência de ter o livro em mãos antes de adquiri-lo. Para estes, a toga do livro e as recomendações dos vendedores são aspectos importantes na hora de determinar pela compra. As datas especiais, uma vez que a Black Friday (21%) e a Semana do Consumidor (17%), também foram apontadas uma vez que bastante relevantes para os compradores.
“Em relação à produção de dados, o estudo coloca o mercado brasílio do livro em patamar semelhante àquele observado em mercados mais maduros, pois a partir de agora teremos uma pesquisa focada na indústria, outra no varejo e outra no consumidor. É uma novidade utensílio para concordar a tomada de decisão dos agentes da prisão produtiva do livro”, disse Mariana Bueno, coordenadora de pesquisa da Nielsen BookData.
Sobre os formatos, nos últimos 12 meses, 54% dos consumidores compraram exclusivamente livros físicos, enquanto 15% adquiriram somente livros digitais. Dentre os consumidores de livros digitais, a preferência maior (81%) é pelo formato e-book, sendo que 50% dos leitores digitais utilizam principalmente o celular para essa leitura. Os consumidores de e-books e audiolivros tendem a comprar com desconto, com 63% relatando ter adquirido um livro do dedo em promoção.
Referente a última compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a não-ficção para adultos é o gênero mais popular, com 56,4%, seguido por ficção adulta (38,2%) e científico, técnico e profissional (17,3%).
Não compradores
O estudo revela ainda que para os não compradores, o hábito de leitura é uma atividade importante, porém a maioria aponta preço, carência de loja e falta de tempo uma vez que os maiores fatores para desmotivar ou não efetuar a compra de livros.
Prêmios literários
Em relação à popularidade dos prêmios literários, 45,1% dos compradores de livros responderam que o Prêmio Jabuti, realizado anualmente pela CBL e que chega levante ano à sua 65ª edição, é o mais sabido no país. Entre os não compradores, 16,5% conhecem a premiação.
Quanto ao preço dos livros, os entrevistados responderam que consideram as promoções e descontos na hora de determinar pela compra de livros. Sessenta e três por cento relataram ter adquirido livros com desconto e 73% pretendem comprar livros nos próximos três meses.
Metodologia
Levante estudo analisou o comportamento de compra de livros no Brasil através de uma metodologia envolvendo 16 milénio entrevistas com pessoas maiores de 18 anos, cobrindo todas as regiões (Sudeste, Sul, Setentrião, Nordeste, Meio-Oeste) e estratos socioeconômicos (A, B, C, DE). O estudo, realizado entre 23 e 31 de outubro de 2023, incluiu tanto compradores quanto não compradores de livros, garantindo uma ampla representatividade com uma margem de erro de 0,8% e um nível de crédito de 95%.
*Material alterada às 11h44 para correção de informações prestadas pela Câmara Brasileira do Livro