A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Os estudantes premiados vão receber um totalidade de 8,4 milénio medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 milénio menções honrosas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promotor da competição. A lista de premiados pode ser consultada cá.
A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, leste ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, leste ano, o sabor da olimpíada é ainda mais peculiar. “Além da premiação pátrio, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil”. Serão distribuídas tapume de 20,5 milénio medalhas estaduais.
Serão agraciados ainda professores, escolas e secretarias municipais de Ensino que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano, em data e lugar ainda a serem definidos. Nascente ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 milénio escolas participaram do torneio.
Abrindo portas
O estudante Kevin Neves Ramos Badaro, 14 anos, do ensino fundamental da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, localizada em Domingos Martins (ES), tem duas participações na Obmep, sendo uma no ano pretérito, com medalha de bronze, e a outra da edição de 2023, em que faturou o ouro. “Quando vi que tinha ganhado medalha de ouro, fiquei muito feliz mesmo”. Kevin contou que pretende continuar participando da olimpíada e que buscará sempre dar o seu melhor, “porque virão outras medalhas de ouro ainda”. Ele não tem certeza se vai cursar matemática no ensino superior. “Eu sou muito bom em matemática, mas a dimensão da computação e da informática é muito boa hoje em dia. Estou pensando nisso, mas ainda não tenho certeza.”
Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrar o programa. A bolsa é concedida pelo Parecer Pátrio de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) teve o valor reajustado em 200% leste ano.
Impa Tech
A novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação estão abertas até 28 deste mês neste endereço eletrônico. O curso será uma qualificação de primazia para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de matemática do Revista Pátrio do Ensino Médio (Enem). O edital pode ser acessado cá.
O coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, destacou que ocupar uma medalha na Obmep pode furar as portas de uma universidade para os estudantes premiados. “Algumas das melhores universidades brasileiras têm recepcionado alunos baseados exclusivamente no seu desempenho em olimpíadas, uma vez que é o caso da recém-criada graduação do Impa, o Impa Tech.”
Marcelo Viana informou que o Impa Tech será iniciado em 2024. A graduação do instituto suplente 80% de suas vagas para medalhistas das olimpíadas. “Quem ganhou medalha do nível 3 [ensino médio] já pode solicitar o seu certificado para se candidatar ao Impa Tech”, indicou.
Olimpíada
Criada pelo Impa em 2005 e realizada com pedestal da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Ensino (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da instrução básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha aproximação a material didático de qualidade.