Depois rompimento da mina 18, que era operada pela mineradora Braskem, em Maceió, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta terça-feira (12) com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas. Segundo a prefeitura de Maceió, o objetivo da reunião é tratar sobre os últimos acontecimentos relativos ao rompimento da mina, ocorrido no domingo (10), e seus impactos para a cidade. Um dos temas que devem ser abordados é o déficit habitacional de aproximadamente 40 milénio pessoas em Maceió, ampliado pelo naufrágio de solo, processo que iniciou-se em 2018. Desde portanto, tapume de 60 milénio pessoas precisaram ser realocadas.
Nas redes sociais, o prefeito de Maceió comunicou a viagem à capital federalista na manhã de hoje. “Acabo de embarcar para Brasília atendendo a um pedido do presidente da Câmara Federalista, deputado Arthur Lira. Vamos encontrar representantes do Governo Federalista para trazer auxílio a Maceió. O trabalho não espera e a gente tem pressa para ajudar as pessoas”, disse.
Também devem participar do encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ministro dos Transportes, Renan Fruto; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Fernando Farias (MDB-AL) e Rodrigo Cunha (Podemos-AL).